Área Social


O que é a Área de Promoção Social Espírita?

  • É a Área responsável por promover o bem-estar físico, espiritual e psicossocial da pessoa. É a prática profunda do “Fora da caridade não há salvação” da caridade, na abrangência definida pelo Evangelho Segundo o Espiritismo no capítulo 15.

  • A Assistência e Promoção Social Espírita, constitui um trabalho de grande abrangência e precisa, portanto, ser delineado com conhecimentos baseados em estudos específicos nos campos material e espiritual no atendendo as pessoas em situação de carência social, econômica, moral e espiritual.

Qual a finalidade?

  • Conjugar a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral/espiritual no contexto Espírita, visando à promoção social e crescimento espiritual do SER.

  • Promover o ser humano (corpo e espírito) pelo trabalho e conhecimento, a fim de que ele possa participar ativamente da sociedade, usufruindo direitos e exercitando deveres perante o Estado.

  • Proporcionar ao frequentador da Casa Espírita, “oportunidade de exercitar o seu aprimoramento íntimo pela vivência do Evangelho”, junto aos indivíduos e aos trabalhos da Centro Espírita Jésus Gonçalves.

Para quem se destina?

  • Para pessoas e famílias em situação de carência socioeconômico moral/espiritual, inclusive os trabalhadores e frequentadores do Centro Espírita Jésus Gonçalves.

Quem realizará tão importante trabalho?

  • A tarefa de Promoção Social Espírita, exige uma equipe harmônica de trabalhadores. Não basta que exista um grupo interessado em realizar a tarefa. É preciso que esse grupo se transforme numa equipe, ou seja, num corpo de pessoas que sabe exatamente a proposta do trabalho e se dispõe a executá-la em conjunto.

  • Neste contexto, a responsabilidade dos trabalhadores da Assistência Social Espírita é grande e podemos melhor compreendê-la analisando a questão 132 de O Livro dos Espíritos, na qual o plano espiritual esclarece que “(…) a encarnação tem ainda a finalidade de pôr o espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da criação, cumprindo as ordens de Deus. E, dessa maneira, concorrendo para a obra geral, também progride.”

  • Dentro dessa ótica, os voluntários sociais necessitam se preparar pelo estudo da Doutrina Espírita, pela prática do bem, pelo seu autoconhecimento e conhecimento do outro, e por meio das ciências humanas, a fim de assumir o grande papel educativo a desempenhar junto à população socialmente carente.

(Responsável Social – Janete)

© 2024 Frontier Theme